domingo, 31 de maio de 2015

Terceiro parâmetro de comparação: Economia

A economia de um veículo automotor é um termo que busca abranger todos os gastos gerados pelo veículo ao seu consumidor. Dessa forma, a economia não está apenas relacionada ao rendimento do carro, mas com todos os custos que existem por trás dele. Quando se compara os carros elétricos com os carros a combustão, observa-se três principais aspectos que os diferem quanto a economia: o valor de aquisição, o valor para a rodagem e o valor de manutenção. Sendo assim, esse post abordará esses parâmetros a fim de tirar conclusões precisas sobre o tema. Nessa postagem, diferente das demais, não haverá uma abordagem separada, o assunto será aprofundado para ambos os veículos conjuntamente.

Hoje no Brasil, o mercado automobilístico de carros elétricos é muito pequeno. Nenhuma empresa possui montadora de veículos elétricos no país e para adquirir um é necessário fazer uma encomenda para importação, o que eleva muito o preço de aquisição. Dessa forma, modelos elétricos considerados populares nos Estados Unidos quando adquiridos no Brasil custam mais de 80 mil reais. Veículos de categorias mais altas possuem preço médio de 200 mil reais no Brasil. Sendo assim, no Brasil ainda não é possível fazer uma análise econômica justa entre os carros elétricos e a combustão. Tal análise só poderá ser feita quando o país estiver preparado para a introdução de veículos elétricos no mercado sem ser necessário importação.


Devido a esse fator, o nosso trabalho de análise econômica será baseado no mercado norte-americano, onde os veículos elétricos são participativos e apresentam preço justo. Assumimos, portanto, que hoje no Brasil é economicamente inviável ter um veículo elétrico, devido ao elevado preço para importação do carro e de peças, além da ausência de concessionárias para a manutenção desse tipo de veículo.

Valor de aquisição

No mercado norte-americano, grandes marcas automobilísticas já introduziram modelos elétricos em sua produção. Tais veículos possuem valor mínimo de cerca de 20 mil dólares e, quando comparados seus atributos com os dos veículos a combustão, percebe-se que o preço para se adquirir um carro elétrico é mais elevado do que o para adquirir um carro a combustão com os mesmos equipamentos. Isso se deve pela presença das baterias e da diferente estrutura do carro elétrico, o que agrega custos mais elevados durante o processo de construção do veículo. Como exemplo de comparação escolhemos dois veículos da mesma marca: o Nissan LEAF e o Nissan 370Z. O Nissan LEAF é um modelo elétrico básico vendido nos Estados Unidos a partir de 27.112 dólares, possui 106 cavalos de potência. Já o Nissan 370Z é um carro a combustão de alta potência e conforto, com cerca de 330 cavalos e vendido por apenas 868 dólares a mais.

  
Nissan LEAF

Nissan 370Z


Outro exemplo ocorre na Chevrolet entre dois modelos dos carros Volt e o Camaro. O Volt é um elétrico de 149 cavalos e grande conforto que possui preço inicial de 32000 dólares. Já o Camaro é um esportivo de enorme desempenho com 323 cavalos e um motor V6 com preço inicial de 23000 dólares, cerca de 9000 dólares a menos q o Volt.

Chevrolet Volt

Chevrolet Camaro


Valor de rodagem


O valor de rodagem utilizado pelo grupo consiste no preço pago para se rodar 1km com o veículo analisado. Nesse aspecto, ao contrário do primeiro, os veículos elétricos têm ampla vantagem. Por utilizarem apenas energia elétrica, eles possuem custo de rodagem muito menor do que os veículos que utilizam combustíveis fósseis.

O Nissan LEAF, citado no parâmetro anterior, possui uma autonomia de 160 km e uma bateria de 24kWh. Ou seja, para rodar 1km é necessário 0,15 KWh. Em Belo Horizonte, com o kWh valendo cerca R$0,86, seriam pagos R$0,129 para rodar 1km. Cabe ressaltar, que antes do país enfrentar a crise energética, o kWh valia cerca de R$0,56 e o valor para rodar 1km do Nissan LEAF seria menos de 8,5 centavos.

Para um carro a combustão popular, com consumo médio de 10km/l e a gasolina custando cerca de R$3,299 em Belo Horizonte, seriam necessários aproximadamente R$0,33 para percorrer 1km. Esse valor é 2,5 vezes maior que o gasto pelo carro elétrico e era quase 4 vezes maior antes da crise energética. Carros a combustão mais potentes possuem consumo de cerca de 7km/l. Para eles seriam precisos R$0,47 para percorrer 1km.


Valor de manutenção


Os carros a combustão possuem valores de manutenção diferentes conforme a categoria do veículo, O brasileiro gasta em média R$865 por ano a manutenção de carros. Entretanto, o valor estimado para a manutenção adequada em um veículo popular é cerca de R$1600,00. Nos Estados Unidos, gasta-se em média US$1000,00.


Os veículos elétricos, por sua vez, possuem uma manutenção bem inferior à dos carros a combustão. Apesar de ser necessária a troca da bateria após o término de sua vida útil, o valor gasto para a manutenção completa anual de um carro elétrico é cerca de 35% do valor de manutenção do carro a combustão. A bateria, mesmo sendo cara, não supera o valor gasto na troca de óleo, regulagem do motor, troca das velas, regulagem das válvulas, troca do filtro de óleo, de combustível, de ar, entre outras várias atividades de manutenção que não ocorrem para os carros elétricos.

Aluno responsável pela postagem: Rafael.

Bibliografia

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL414022-9658,00.html

http://noctulachannel.com/carro-eletrico-gasolina-gasoleo/

http://www.kbb.com/nissan/370z/2014-nissan-370z/base-style-specifications/?spec_group=tech&vehicleid=391330&intent=buy-new&category=coupe#spec-table

http://www.kbb.com/chevrolet/volt/2015-chevrolet-volt/base-style-specifications/?spec_group=tech&vehicleid=400586&intent=buy-new#spec-table

http://www.kbb.com/chevrolet/camaro/2014-chevrolet-camaro/ls/?vehicleid=391009&intent=buy-new&category=coupe&options

http://www.kbb.com/nissan/leaf/2015-nissan-leaf/s-specifications/?spec_group=tech&vehicleid=400343&intent=buy-new#spec-table

Planejamento do grupo

Para a próxima semana, seguindo o cronograma do trabalho, faremos uma postagem abordando o parâmetro de comparação: Potência. Os alunos responsáveis serão Lucas e Gustavo. 

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